Transgênicos: O que sabemos até agora

O que é um organismo transgênico?

Para se posicionar sobre qualquer assunto a primeira coisa que se deve considerar é se há o conhecimento dos conceitos e princípios básicos relacionados à temática. Se estamos falando de transgênicos, é essencial saber o que eles são e como são gerados.

Segundo o Centro de Formação em Genética e Certificação Molecular da UFMG, “transgênico é o termo utilizado para designar organismos que foram submetidos às técnicas de engenharia genética para inserção de uma parte do genoma de outra espécie em seu genoma.” O transgênico é um tipo de organismo geneticamente modificado (OGM) – que teve alteração em seu genoma –, mas nem todo OGM é um transgênico – a modificação no genoma de um OGM não é necessariamente a inserção de um gene de outra espécie, pode ser também a deleção de um gene, entre outros tipos de alterações.

Por fazerem parte da definição de transgênico, os conceitos de gene, genoma e espécie são adicionalmente importantes. Se você faltou às aulas de biologia ou não teve oportunidade de estudar, consulte livros e procure saber mais. Sugestões: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Quando falamos de “organismo transgênico”, podemos estar nos referindo a uma variada gama de seres vivos: bactérias, leveduras, plantas, animais… Não são apenas vegetais para produção agrícola.

1.png

A utilização de uma proteína fluorescente verde originalmente presente em uma água viva revolucionou muitos estudos na Biologia através da transgenia. A princípio pode parecer uma futilidade: para que produzir animais que brilham? Veja aqui o porquê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s