Conceitos Básicos de Ciências – Curso na UFMG

Você acha que a ciência faz parte de um mundo distante, inacessível para “meros mortais”? O pensamento científico é muito complexo para que você consiga compreender? Será que a ciência, com todo o conhecimento que ela produz, não dará conta de resolver os problemas da sociedade?

Talvez a sua dificuldade se deva à forma como a ciência é ensinada, e à falta de conexão do aprendizado com o mundo real. Tentando contornar estas questões, para oferecer uma visão mais “aplicável” da ciência e do pensamento científico, está sendo oferecido na UFMG o Curso instrumental para Ciência. Se ficou interessado, acesse o plano do curso aqui.

Deixo também o convite, de acordo com o divulgado no site da UFMG:

“Conceitos básicos do método científico, implicações do uso inadequado da ciência e a importância do desenvolvimento de pensamento critico na utilização do método cientifico serão alguns dos assuntos a serem estudados durante o Curso instrumental para Ciência, que terá inicio neste sábado, 27, a partir das 14h, na sala 201 da Escola de Arquitetura.

Gratuito e aberto ao público, o curso prossegue nos dias 3, 17 e 31 de agosto, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas pelo email polidorobio@gmail.com, com envio do nome completo e endereço eletrônico do aluno. As pessoas que participarem de no mínimo três aulas terão direito a certificado, que será enviado por email.

Segundo o pesquisador Rafael Polidoro Alves Barbosa, que vai ministrar o curso, a formação visa contribuir na divulgação do pensamento científico para público não especializado, capacitando para a utilização da ciência no cotidiano, com embasamento em teorias e práticas científicas.

Durante as aulas, os participantes terão contato com exercícios práticos de treinamento do pensamento crítico, através de jogos e situações cotidianas. Também serão realizadas análises de textos argumentativos, reportagens televisivas e impressas e discussões de movimentos sociais.

Rafael Polidoro Alves Barbosa cursa doutorado em Bioquímica e Imunologia com ênfase em Imunologia pela UFMG, instituição em que cursou bacharelado e mestrado nas mesmas áreas. Trabalha no estudo de protocolos de vacinação usando vírus influenza e adenovírus recombinantes contra a doença de Chagas. É presidente da Associação de Pós-graduandos da UFMG.

A Escola de Arquitetura fica na Rua Paraíba, 697, Funcionários. As aulas serão gravadas e transmitidas online aos inscritos.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s